quarta-feira, 13 de junho de 2012

Tebaldi destaca a preservação das áreas de mangue em Joinville




         O deputado federal Marco Tebaldi (PSDB) em pronunciamento na Câmara Federal enalteceu o trabalho de preservação das áreas de Mangue na região de Joinville. Recordou o trabalho iniciado há 26 anos no Projeto Mangue quando ele foi o coordenador do Núcleo de Bacias Hidrográficas. Na época, milhares de famílias haviam invadido áreas de manguezais e construíram palafitas e barracos para suas moradias, fruto da migração desordenada em busca de trabalho.
         Os governos Wittich Freitag e Luiz Gomes iniciaram um amplo programa para conter as invasões e urbanizar as áreas ocupadas. Este trabalho foi apresentado na Eco-92 e agora 20 anos depois 95% do mangue joinvilense está preservado, graças ao trabalho iniciado naquela época. Em 92, o engenheiro sanitarista da Prefeitura de Joinville apresentou o Projeto Mangue e recebeu a comenda Preserve Planet Earth, concedida pelo Rotary Club Internacional. Recebeu a distinção pelas mãos do presidente da entidade Clifford Dochterman em 3 de setembro de 1992.
         Recentemente estudos divulgados comprovam que diminuiu muito a ocupação e destruição de mangues na região, em grande parte pelo trabalho feito naquela época. Conforme o Atlas da Mata Atlântica, os mangues da Mata Atlântica resistem na região Norte de Santa Catarina. Os dados são de 2011. Na comparação com o estudo anterior, finalizado em 2008, diagnósticos apontam crescimento do ecossistema nas imediações da Lagoa do Saguaçu.
         Na próxima semana o deputado federal e engenheiro sanitarista participa da Rio+20, onde leva um documento com os resultados do trabalho desenvolvido há mais de duas décadas que resultou na proteção ambiental dos mangues.

0 comentários:

Postar um comentário